13 Ideias para Prospecção

Você já está há um tempo no mercado e sente que sua carteira de clientes está estagnada ou reduzindo. Ou iniciou recentemente um negócio mas não tem ideias de como prospectar seus primeiros clientes. Talvez este seja o seu grande desafio atualmente.

Desenvolver estratégias para seus clientes baterem a longo prazo na porta de sua empresa é de grande interesse, mas como fazer prospecção de novos clientes de maneira eficiente?

Neste artigo você irá aprender sobre

  • O que é Prospecção
  • Qual melhor hora de prospectar
  • O que te impede de prospectar novos clientes
  • Quais vantagens em prospectar novos clientes
  • Como prospectar novos clientes (13 Ideias)

 

Mas, o que é prospecção?

Ideias de Prospecção de Clientes

Prospecção está relacionada a fazer pesquisas em minas ou jazidas de minério para definir seu valor. Para o mundo dos negócios, prospectar está ligado ao método organizado de encontrar novos clientes para comprar produtos ou serviços que a empresa esteja vendendo.

A prospecção de novos clientes é fundamental para a empresa crescer. Afinal, não há nada mais frustrante do que você ter bons produtos, excelente serviço e vê-los estagnado, sem o cliente para comprar ou sem ninguém saber que sua empresa existe no mercado.

A matemática é simples, se a empresa não vende, não gera receitas, se afasta do ponto de equilíbrio e faz o empresário ficar com a mão na cabeça quando chega o dia de pagar os custos mensais.

Muitos empresários podem achar que encontrar novos clientes é única e exclusiva obrigação do setor de marketing. Lógico que o marketing pode te ajudar. Mas, você precisa ter auto-responsabilidade de colaborar verificando de onde estão vindo seus novos clientes e de fazer a prospecção também! Afinal, o negócio é seu e o sucesso vai beneficiar a toda equipe.

Como saber a hora de prospectar?

Como saber a hora de Prospectar

Sua empresa não está conquistando novos clientes? As vendas estão estagnadas ou diminuindo? Seus clientes ideais ou potenciais não conhecem sua empresa? Está perdendo espaço ou participação no mercado?

Se você respondeu pelo menos ‘Sim’ para duas estas perguntas,  com Toda certeza sua empresa precisa urgente prospectar novos clientes.

O que te impede de prospectar novos clientes?

Atrair bons clientes

Medo de ser rejeitado.

Falta de um método adequado

Acomodação

Falta de Planejamento

Pensar que prospecção é apenas para quem está iniciando nos negócios

 

Quais vantagens em fazer prospecção de novos clientes?

A grande vantagem é manter atualizada e ativa sua carteira de clientes. Você poderá prospectar novos e clientes que não têm comprado nada com você há um tempo. Imagine poder vender todos os dias para eles de forma automatizada (através das campanhas de vendas), manter ativo o fluxo de caixa, aumentar a lucratividade da empresa, fazer novos investimentos e gerar novos negócios?

Imaginou? Agora veja como chegar até eles! Ou fazê-los chegar até você.

Como prospectar novos clientes? Aprenda com 13 Ideias.

Aprernda 13 ideias para prospectar novos clientes

 

 

  1. Deixe sua família e seus amigos saberem o que você faz

Eles são sua principal rede de contatos e recomendações. Eles te conhecem, podem recomendar sua empresa, seus produtos, seus serviços.

Crie em seus perfis de mídias sociais uma breve descrição do que você faz e por que é tão importante para você. Não esqueça de colocar os dados mais importantes em sua assinatura de e-mail.

Agradeça quando tiver suas mensagens compartilhadas, quando for recomendado para algum potencial cliente.

2.  Associe-se a uma marca ou profissional de sua área que já esteja estabelecido no mercado, em prol de um projeto maior.

Ex: Se você faz bolo, doces, salgados, personalizados para festas, é fotógrafo, decorador… Não importa! Associe-se com casas de festas e buffets para te ajudar no projeto novo. Todos se ajudam, todos ganham e com certeza  em algum momento, eles vão te recomendar clientes.

Outro exemplo: Caso você seja decorador de interiores, junte-se a arquitetos, corretores, imobiliárias e afins para que conheçam seu trabalho e te ajudem a conquistar novos clientes.

3 . Faça algum tipo de publicidade

Use o blog de sua empresa para criar conteúdos relevantes que possam ajudar as pessoas. Este é um tipo de publicidade gratuita. As pessoas vão até você em prol de conhecimento de valor e passam a te ver como autoridade em sua área de atuação.

Há também a publicidade paga como Facebook Ads, Instagram Ads, Adwords (que você pode direcionar a mensagem para pessoas de determinada localidade, preferências, hábitos, interesses)…

4. Participe de Fóruns nas redes sociais

Entre em fóruns que tenham relação ou afinidade com sua área.  Seja visto como uma pessoa útil e disposta a responder perguntas, dúvidas, ajudar quem precisa. Você nem imagina como isso dá uma visibilidade para você como profissional e para sua empresa também.

5. Anuncie em guias e listas de diversas cidades.

Muitas pessoas podem já estar lá procurando por algum tipo de serviço ou produto como o que você oferece, por isso, aumente sua visibilidade.

6. Contate as pessoas que você tenha feito algum serviço ou trabalho no passado

Você pode já ter feito um trabalho bacana para um colega, um amigo ou cliente no passado. Portanto, entre em contato para que eles possam dar referências suas para possíveis novos clientes; Veja se podem criar depoimentos em vídeos ou textos para você adicionar em seu site ou blog;  Fazer um novo trabalho para esta pessoa que está contatando (aqui abro um parênteses para que você fale como se estivesse apenas procurando referências ou depoimentos, mas estrategicamente deixe um novo número, seu site ou email de contato). Fala sobre o que está trabalhando atualmente e agradeça.

7. Atualize seu status nas mídias sociais

Uma mudança de foto em seu perfil nas redes sociais ou um resumo do que você faz pode ser o suficiente para gerar um novo contato. Essa estratégia surte muitos resultados por aqui!

8. Dê treinamentos online gratuito

Grave vídeos com conteúdos de alto valor para seu público.  Responda possíveis dúvidas que seu cliente ideal tenha, ajude-os a resolverem problemas. Seja visto como alguém que entende o que ele está passando mas que pode ajudar. Você poderá usar Hangouts no Google+ ou o canal no youtube para hospedar gratuitamente.

9 . Dê palestras ou consultorias gratuitas em um café local ou lugar onde há clientes em potencial para seu negócio

Uma rica oportunidade para ser visto como autoridade em seu mercado e fazer network. Após conseguir a atenção do seu cliente em potencial e mostrar que domina determinada área ou assunto, bem como diversas maneiras para ajudá-lo, você vai conseguir mais contatos e quem sabe mais contratos!?

10. Participe gratuitamente de seminários em faculdades, centros comunitários ou outro local de sua escolha.

Compartilhe suas paixões em sua carreira, em seu trabalho e deixe que as pessoas te referenciem.

11. Crie anúncios online para seu  negócio

Considere em anunciar no Google meu negócio, Yahoo!Local (role para baixo para ver a lista básica gratuita).

12. Escreva comentários em blogs ou Sites relacionados

Vai te ajudar a alcançar um público que por acaso você não teve a oportunidade de conquistar.

13. Use o poder da busca social para encontrar pessoas que estão procurando pelo seu serviço ou produto

Pesquise no Instagram ou Twitter por algumas Hastags (palavras-chave) relacionadas ao seu negócio e interaja com pessoas que estão citando estes termos. Ajude-as. Se você é da área de fitness por exemplo, pode pesquisar  por ” #comomantermeucorpoemforma” “#sucoverdefunciona’ “#comoperderpeso’ e por aí vai. Além de fazer conexão com as pessoas, você ficará surpreso com a quantidade de ideias que poderá ter para usar em seu próprio negócio.

As dicas das 13 ideias para você prospectar novos clientes são excelentes para:

  • mostrar sua boa vontade em ajudar pessoas
  • deixar as pessoas felizes em compartilhar seu conteúdo
  • deixar você visível como um educador
  • ampliar seus conhecimentos
  • estabelecer estratégias de curto, médio e longo prazo para seus negócios

 

Prospectar clientes se faz com métodos como os citados acima. Mas, é necessário ter um excelente gerenciamento de pessoas para receber os que forem prospectados. Você precisa proporcionar uma excelente experiência ao seu cliente ideal, para que ele não apenas feche um contrato com você, mas deseje comprar continuamente.

 

Você pode aprofundar este tema, descobrindo Como encontrar seu cliente ideal e aumentando o faturamento de sua empresa em 4 passos.

 

Neste artigo você aprendeu a sobre

  • O significado de Prospecção
  • Qual melhor hora para você prospectar novos clientes
  • O que te impede de prospectar novos clientes
  • Quais vantagens em prospectar novos clientes
  • Como prospectar novos clientes (13 Ideias)

 

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