cliente ideal

Você publica no site e blog de sua empresa, compartilha informações no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e tantas outras mídias sociais, mas tem a sensação de não estar falando com ninguém? Ou você até atrai algumas pessoas mas não é o tipo de cliente ideal que deseja para seu negócio? Suas estratégias parecem não dar certo e você provavelmente está perdendo seu precioso tempo.

Você também pode estar no cenário onde muitas empresas têm excelentes produtos e serviços, os sites são otimizados, criam conteúdos de encher os olhos, mas não obtém o resultado esperado por não ter definido quem é o cliente ideal – ou como conquistá-lo.

 

Neste post, você aprenderá:

Definir seu cliente ideal

Saber o que seu cliente ideal deseja

Conectar-se com o cliente ideal

Aprender a conquistar uma audiência diferenciada

 

 Defina o seu cliente ideal

definindo seu cliente ideal

Você já sabe quem é seu cliente ideal?

Acredito que você tem clientes com quem ama trabalhar, que são aquelas pessoas que te fazem saltar da cama para um novo dia, que o deixam motivado e energizado. Pense neste momento em um, dois, até três desses clientes preferidos e medite por que você gosta tanto de trabalhar com eles. O que te faz sentir bem em ajudar esta pessoa?

Fazer este exercício é uma das ações mais importantes para melhorar o marketing de sua empresa e não irá tomar muito do seu tempo.

Definir o cliente ideal é uma das coisas mais importantes para o negócio e deve ser feito antes de compartilhar conteúdo no site, blog, mídias sociais ou veicular campanhas.

Mas então, quem é Seu cliente ideal? É um perfil que descreve o tipo do cliente que você deseja alcançar.

Uma vez que você definir o tipo de seu cliente e catalogar tudo o que sabe sobre ele ficará mais fácil criar conteúdo exclusivo para essa pessoa.

Qual vantagem disso? Seu conteúdo vai parecer mais pessoal, você terá uma conversa individual com seu cliente. É assim que funciona o conteúdo na internet.

E seu cliente vai se sentir valorizado, respondido e confortável ao ver que sua empresa criou um conteúdo exclusivo para ele.

 

Como criar o perfil do meu cliente ideal

criar perfil do cliente ideal

Uma das melhores formas de criar um perfil detalhado do seu cliente ideal é indo diretamente à ele.

Você pode entrevistá-lo.

Caso tenha contato direto com seus melhores clientes não hesite em perguntar se você ou alguém de sua equipe pode entrevistá-lo durante alguns minutos. Pode ser por telefone, chat ou qualquer outra ferramenta que esteja à disposição.

O que você precisa saber é o máximo de informações de cada tipo de pessoa que sua empresa vai atender.  Qual idade? Onde mora? Quais necessidades? O que causa dor? (não necessariamente dor física). Do que tem medo? O que ele acha ser a solução para os problemas?  Quais tipos de problemas ele já levanta da cama pensando? Tem filhos? O que faz para se divertir? O que a deixa feliz? O que mais compraria de você além do que você já oferece? Quais sites e redes sociais acessa?

Com respostas em mãos você conseguirá delinear cada perfil do cliente que está querendo atrair para sua empresa. Faça anotações descrevendo o perfil, você pode colocar fotos e pregar em um local bem visível do escritório para você e sua equipe ficarem lembrados.

Dê um apelido para cada perfil de forma que te ajude a lembrar das preferências de cada tipo, por exemplo “Paula, a esteticista” ou “Marcos, o coach”.

Você pode até achar que isso tudo é uma tremenda besteira, mas recomendo fortemente que não subestime este exercício. Você terá resultados surpreendentes que jamais imaginou! Vai conhecer a fundo o tipo de cliente que deseja atender. Quanto mais informações tiver acerca dele maior a conexão será entre vocês.

Conectando-se com seu cliente ideal

conectando-se com o cliente ideal

Após ter descoberto quem é seu cliente ideal e o máximo de informações sobre ele você estará em uma situação bastante favorável para começar a produzir conteúdos para ele.

Suas postagens, seus artigos, vídeos, textos e imagens vão se tornar muito mais interessantes para o público-alvo se você pensar em seu cliente ideal quando estiver produzindo.

Pense nos vários tipos de clientes definidos no exercício anterior quando for decidir se deve ou não compartilhar determinado tipo de conteúdo.

Reflita “Será que para meu cliente ideal este conteúdo será informativo, relevante, agregador, educativo ou interessante? Caso a resposta seja positiva pode compartilhar,  mas se for negativa continue estudando e produzindo algo que esteja dentro destas categorias.

 

Deseja um público diferenciado? Seja uma empresa diferenciada

empresa ideal

Você está atraindo o tipo de público que não é ideal para o produto ou serviço que sua empresa vende? Observe seus conteúdos publicados no site, blog ou redes sociais e a forma como você está interagindo nessas plataformas!

Utilize estratégias de marketing de conteúdo para atrair quem de fato deseja.

Antes de sair compartilhando conteúdo pense nos tipos de coisas de sua empresa pelos quais você é apaixonado, isso pode servir de base para realmente atrair o público ideal. Você pode usar textos, imagens  e vídeos para mostrar o que sua empresa representa, quais são os valores e princípios.

Esta pode ser a grande oportunidade de sua empresa se tornar uma rica fonte de informação para as pessoas que deseja atrair. Se você conseguir ser esta fonte informativa vai ter muito mais sucesso na internet e seus produtos ou serviços vão se vender sem você precisar ficar tentando promovê-los.

 

Entre em ação

Crie o perfil de seu cliente ideal (dos seus clientes ideais)

Reflita sobre as necessidades ou desejos deles.

Faça uma lista do que você pode compartilhar no blog, site, e-mail, redes sociais para ajudar seu cliente ideal a resolver um problema específico.

 

Recapitulando

Neste texto você aprendeu:

Por que é importante definir o seu cliente ideal

Como o perfil do seu cliente ideal pode ser criado

Como estabelecer conexão com seu cliente ideal

Como se tornar uma empresa diferenciada

 

Você pode seguir estes passos e aplicar para encontrar o cliente ideal que sua empresa está buscando.

Mas, se sentiu vontade de receber ajuda neste processo de conquistar seu cliente ideal, conte comigo clicando aqui

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