Posicionamento diferenciado

 

Você Precisa ter um Posicionamento diferenciado no mercado Ou sua empresa vai continuar sendo mais uma na multidão!

Tudo que irei falar aqui está relacionado com sua Construção de seu Posicionamento diferenciado no mercado e de sua Autoridade. E ter autoridade nada mais é que trazer o olhar das pessoas para você como profissional competente, como líder na sua área ao passo em que as pessoas interessadas nos produtos que você vende ou nos serviços que você presta, passa a solicitar sua ajuda.

Você pode até estar pensando, “mas Deni construir um Posicionamento requer tempo e isso não acontece de uma hora para outra.” Eu preciso ser bem sincera com você! Não é o tempo que vai determinar sua autoridade, mas a forma como você vai se apresentar ao seu mercado.

Então… Qual é o tempo preciso para você se tornar uma autoridade em seu mercado?

R: O tempo de você dominar bem sua área, ter um escopo a seguir e colocar em prática tudo o que precisa ser feito!

 

Para qual dos dois lados está direcionado o seu Posicionamento?

Posicionamento de mercado

 

Não sei se você já leu o livro “A Estratégia do oceano Azul’… Nele há dois conceitos: O oceano azul  x oceano vermelho.

O oceano vermelho é o lado onde os empresários estão brigando por mercados já existentes. O objetivo aqui é vencer a concorrência a todo custo! E para vencer a concorrência acham que vale tudo, desde cobrar mais barato, cobrir o preço do concorrente até oferecer mais bônus e benefícios que o outro.

Já no lado do oceano azul, o empresário busca por novos mercados, deixa a concorrência irrelevante, cria novas demandas, faz com que o mercado busque por novos serviços. Por qual motivo estou falando sobre isso? Porque quero que você crie uma Posição de liderança.

Você não conhece minha História e não é objetivo aqui contá-la por completo. Mas, tem algo que quero compartilhar com você. Já falei aqui que atuo como consultora desde 2008, na verdade comecei com a consultoria ainda na graduação de comunicação e marketing. Isso mesmo! Na metade do curso meus olhos abriram e eu percebi como era o mercado da época especialmente a dificuldade para contratação. Era o inglês que não tinha, estágios reais que nunca se consolidavam, promessas que não aconteciam, vagas sem graça…

Enfim, pensei: ‘não vou esperar chegar ao fim do curso para ficar no mercado tentando uma oportunidade. Eu mesma vou criar minha!’

Naquele momento olhei a grade do meu curso completo e vi que lá no 7º e 8º semestre teria uma matéria chamada “Marketing na Internet”. Aquele tema saltou aos meus olhos, chamou minha atenção e fui pesquisar. Não tinha muita coisa na época, apenas pouquíssimos profissionais da área que hoje falavam sobre esse tema. Me aprofundei! Estudei tudo o que pude e estava disponível e comecei a aplicar. Deu certo!

Criei meu blog e perfil em algumas redes sociais. Isso era fim de 2008. Comecei a entender quais problemas que as empresas tinham na época e fui produzindo conteúdos sobre isso. Entendi que o conhecimento que tinha adquirido não poderia ficar só para mim, então juntei com uma amiga da universidade na época e grande amiga hoje em dia e começamos a atender empresas.

As empresas começaram a fazer contatos pedindo ajuda. Eram muitos clientes e de diversos portes. Então saí da condição de buscar estágios, pedir vagas, para uma posição de empresária. Ainda estava na metade da graduação, mas estava trabalhando, aplicando na época o que nenhum dos meus colegas faziam e atendendo meus clientes.

Logo no início de 2009 eu casei e meu marido abriu a empresa dele. Não perdi tempo! Apliquei tudo o que tinha aprendido e para minha surpresa deu mais certo ainda! Como uma empresa nova no mercado lotava de clientes todos os dias? E melhor que isso… Crescia dia após dia, se fortalecendo como pioneira e inovadora!

O tempo passou e muita gente começou a entrar no mercado de marketing digital e ele foi ficando saturado. O que funcionava antes, já não funcionava mais. Era muita gente falando da mesma coisa (sites, blogs)… Porém a sensação de responsabilidade de ajudar empresários era muito mais forte. O que iria fazer? Abrir mão de minha missão? Jamais!

 

“Pare de pensar somente em você, em nas diversas formas de ganhar dinheiro e comece a pensar como pode ajudar as pessoas com o seu conhecimento.”

Por isso há dois anos eu mudei totalmente meu foco e fui me especializar  em Vendas Online. Reencontrei minha rota! Ajudar empresários a venderem todos os dias! Esse é meu compromisso comigo mesma e que me move diariamente. Afinal, o que adianta as empresas terem sites, blogs, perfis em redes sociais e não gerar vendas? Ou trabalhar sem ter um plano de marketing definido e ficar tentado ver se consegue vender algo hoje, outro amanhã, sem tem métodos específicos a seguir?

Não adianta nada! Não é mesmo?

Por isso que meu Posicionamento é de uma Consultora que ajuda os clientes a aumentarem as vendas da empresa usando estratégias na internet. Afinal, o meu sucesso depende de quanto eu me dedico para que meus clientes tenham resultados em seus projetos!

E você como está se posicionando?

Como criar um Posicionamento diferenciado no mercado

 

Posicionamento no mercado

 

Muitos empresários estão despreparados para gerar vendas. Digo isso com conhecimento de causa! Já atendi vários clientes que os produtos são ótimos e serviços excelentes, mas por não se posicionarem não conseguem ter resultados esperados.

 

Se você não construir uma imagem de sucesso, as pessoas não irão te seguir nem contratar seus produtos e serviços. Fato!

 

Da forma como você pensa ser, é assim como você de fato é! E é dessa mesma forma que está se apresentando ao seu público! Eu quero que você saia daqui acreditando que é capacitado para ajudar pessoas com seu conhecimento e com sua profissão.

Infelizmente, se você não trabalhar para construir sua autoridade, os seus resultados não vão chegar..

Eu te contei mais acima um pouco da minha história, mas o foco aqui não é falar de mim! O que quero que você tire de lição disso tudo? Não importa o cenário em que você e sua empresa esteja vivendo, se o mar da concorrência está te submergindo… Eu, psiu! Se reinvente! Acorde! Assuma uma posição de líder! Se diferencie da multidão!

Você precisa encontrar uma lacuna em seu mercado! Qual é a brecha que está aberta em sua área?

Seja a diferença na vida de outros com aquilo que você faz!  Podemos chamar isso de Decisão estratégica.

Qual é a minha orientação para você hoje? Se comprometa em ser para os seus clientes aquilo que você quer para sua vida, sua família ou seus negócios. Seja o seu melhor!!!

Se você é um coach, sua empresa não deve ser vista como empresa que vende Formações em Coaching! Ao invés disso que tal ser conhecido como alguém que treina profissionais para ajudar outras pessoas a encontrarem respostas para as várias inquietações que elas tenham para suas vidas? Ou ser reconhecido como um profissional que ajuda pessoas a resolverem seus problemas pessoais, profissionais, emocionais, financeiros, espirituais…?

 

Se você trabalha na área de estética, produtos de beleza, imagine se  você passa a ser conhecido como um empresário que ajuda as pessoas a se redescobrirem, se sentirem melhor dia após dia… A elevar a auto-estima e não apenas alguém que faz procedimentos estéticos ou vende cremes e maquiagem? Não que tenha problemas em vender os produtos, mas o foco muda totalmente para ajudar os problemas que o seu cliente tenha.

 

Imagine você que vende produtos para alimentação saudável. Já pensou se você se posicionar como uma empresa que ajuda e orienta as pessoas a se sentirem melhores com elas mesmas através de boas comidas, alimentos saudáveis e de forma consciente?

Eu posso também  aqui está falando para um fotógrafo… Ao invés de ser conhecido apenas como fotógrafo de festa infantil, de casamento ou qualquer outra especialidade, que tal ser alguém no mercado que ajuda pessoas a eternizarem seus momentos e emoções através de imagens digitais ou impressas?

Percebem o diferencial?

Não importa qual é a sua área de atuação ou qual seu tipo de empresa ou negócio! Você precisa encontrar o seu Posicionamento para poder construir sua autoridade. Você vai sair da posição de alguém que só tenta vender algo, para um empresário que ajuda os outro com o conhecimento que possui.

Quando você se posicionar, vai aprender a direcionar seus esforços para os clientes ideais e conquistará o público certo para sua empresa.

Passos para criar seu Posicionamento

Passos para criar seu Posicionamento

Muitos empresários questionam porque não conseguem obter os resultados esperados em seus negócios. O que você precisa saber é que “não basta ser bom no que faz! Isso é importante, mas se não for conhecido vai tudo por água abaixo.

O conjunto para criar um Posicionamento está na fórmula:

Conhecimento + Autoridade = Boas Conexões

Tradução: Ter conhecimento em sua área, ser especialista em algo + Criar autoridade = Bons relacionamentos e atração do seu público ideal.

 

Você quer ser o tipo de empresário que as pessoas correm atrás de você para te pedir ajuda? Separei os 8 passos mais importantes para te ajudar nesta jornada. Vamos lá?

 

Passo 1 – Defina quem é você e qual sua especialidade no mercado.

Passo 2 – Use o seu conhecimento para ajudar as pessoas. (Produzir conteúdos de alto valor com dicas, tutoriais, passo-a-passo. Podem ser artigos, vídeos, podcasts, e-books, guias… Relacionados à sua área, respondendo perguntas que seu público esteja fazendo) e compartilhe. Trabalhe sua presença Online.

Passo 3 – Tenha estratégias e escopos definidos para seguir.

Passo 4 – Implemente os escopos (Não adianta saber o que tem para fazer, se não colocar em prática)

Passo 5 – Não se envolver em polêmicas (Mantenha a boa reputação, preserve sua imagem, foque no que é mais importante)

Passo 6 – Direcionar seus perfis e site para seu novo posicionamento (Analise seu site e seus perfis nas redes sociais com olhar crítico para ver se eles mostram o tipo de profissional que você é). Será que o que você escreve, as imagens e vídeos que publicam revelam o profissional que você é?

Passo 7 – Deixar as pessoas saberem o que você faz.

Passo 8 – Seja consistente, não desista!

Conclusão

Concluindo, construa sua autoridade pois a medida que você vai sendo conhecido, vai fortalecendo seu sucesso em sua área e te ajudará a atrair bons clientes.

  1. Crie seu espaço no mercado! Faça seu nome. (Com humildade, simplicidade, conhecimento e muita sabedoria).
  2. Analise a concorrência mas não coloque todos os seus esforços para medir cada milímetro dos passos dela.
  3. Enxergue o que mais ninguém está vendo.
  4. Busque conhecimento.
  5. Coloque em prática o conhecimento
  6. Ajude seus clientes a resolverem os problemas deles

 

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Recomendo fortemente que você coloque em prática tudo o que aprendeu até aqui para criar o seu Posicionamento. Mas, se quiser nossa ajuda pessoal para construir sua autoridade no mercado em que atua, clica em “contato”  ou escreve nos comentários e conte um pouco mais sobre você e seu negócio. Assim, eu vou saber o que de fato você precisa e como poderei te ajudar!

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